Quais são as etapas de uma venda B2B?

Quais são as etapas de uma venda B2B?

Entenda quais são as etapas de uma venda quando se trata de um processo de vendas B2B.

1 – Definição do perfil do cliente ideal

Para começar a criar um funil de vendas B2B, é preciso ter um perfil do cliente ideal (Ideal Customer Profile, ou ICP) bem definido. Isso requer pesquisas sobre o mercado no qual seus clientes potenciais se encontram e análise do histórico dos seus consumidores atuais. Com base nisso é possível criar estratégias sob medida para atrair as empresas certas.

2- Criação de conteúdo relevante

Definir uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo é essencial para qualquer tipo de empresa, mas principalmente para aquelas que focam no B2B. Isso porque bons conteúdos ajudam o público a reconhecer os problemas que enfrenta e a ver valor na sua solução. 

É por meio desses conteúdos que a empresa vai gerar Leads de qualidade para os vendedores abordarem.

3 – Prospecção e qualificação de Leads

Selecionar os melhores Leads na sua base vai ajudar a reduzir o ciclo de vendas. Enviar para os vendedores contatos que não estão prontos para a compra, por outro lado, pode tornar menos produtivo o trabalho da equipe comercial, que precisará ficar em contato com essas pessoas por meses até conseguir algum resultado — ou até ver que o Lead não está apto para ser cliente.

Uma boa equipe de pré-vendas, formada por Sales Development Representatives (ou simplesmente SDRs), profissionais focados em fazer essa seleção, pode ajudar bastante. Se o Lead não está apto a ser passado para vendas neste momento, não é preciso descartá-lo: ele pode ser nutrido para uma abordagem futura.

4 – Diagnóstico

Nessa etapa, o vendedor já tem contatos qualificados e possui informações sobre cada um deles, então consegue indicar a melhor solução que tem a oferecer para cada empresa.

Aqui, o CRM é um braço direito do vendedor. É nesse software que o vendedor anota as informações coletadas, permitindo que apresente uma proposta alinhada com as necessidades do Lead. Mesmo que a negociação não dê certo, os registros servem para consultas posteriores sobre as objeções e os motivos de perda.

5 – Proposta

Com essas informações em mãos, o vendedor monta uma proposta e a envia para o possível cliente. Essa etapa exige negociação e paciência, pois o documento será avaliado pelos diversos tomadores de decisão até que se chegue à assinatura do contrato. 

6 – Pós-venda

Vale lembrar que a venda B2B não acaba com a assinatura do contrato. O pós-venda é essencial para garantir que a empresa tenha sucesso com a solução adquirida. Por isso, depois de concretizada a venda, a empresa deve investir em um bom atendimento e se manter em contato com o cliente, garantindo a renovação do contrato e até indicações.

Você tem um desafio de vendas que precisa de uma solução de alto impacto?

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