O SPIN Selling é uma técnica de vendas muito utilizada em empresas que atuam em vendas B2B.
Conheça as suas fases e aprenda a utilizar a metodologia na prática.
Depois, veja uma lista com os principais erros para evitar cometê-los.
Boa leitura!
O que é SPIN Selling?
O SPIN Selling é uma metodologia de vendas que trabalha com as perguntas certas para serem feitas em cada etapa do processo de vendas, com o intuito de aumentar a taxa de conversão. Essas perguntas são baseadas em quatro pilares:
- Situação
- Problema
- Implicação
- Necessidade
A técnica considera que o cliente nem sempre sabe que tem um problema — nem que existe uma solução. As perguntas servem justamente para fazê-lo perceber, sozinho, a existência do problema e que você pode ajudá-lo com as soluções que estão sendo oferecidas.
As perguntas também fazem com que o profissional de vendas mostre que sabe do que está falando e passe a ser visto pelo cliente como uma autoridade naquele assunto.
Como o SPIN Selling ajuda a superar objeções?
Quem trabalha com vendas sabe que lidar com objeções é um dos principais desafios da venda. Aprender a prevê-las faz com que o profissional esteja preparado para superá-las.
Ao fazer as perguntas certas , o profissional de vendas consegue perceber os possíveis obstáculos para negociação. Assim, eles podem ser contestados de maneira sutil desde os primeiros contatos, ainda na primeira fase.
As 4 fases do SPIN Selling.
Situação
O ponto de partida da técnica é criar conexão e empatia com o prospect, além de coletar dados sobre a situação em que ele se encontra. O principal objetivo aqui é que o profissional de vendas entenda o contexto do cliente e, a partir dele, perceba quais são os problemas enfrentados.
Por isso, as perguntas da primeira fase devem ser relacionadas a esses tópicos. Antes de definir o que perguntar, o profissional deve pesquisar sobre o mercado de atuação do prospect e buscar todo o conhecimento possível sobre a sua empresa. Isso evita que sejam feitas perguntas demais.
Além disso, quando o profissional de vendas demonstra que já conhece o negócio do prospect, passa ainda mais credibilidade, autoridade e confiança, pontos cruciais para o fechamento.
Problema
O profissional de vendas já vai percebendo quais são os problemas enfrentados. O próximo passo é ajudar o prospect a identificar sozinho esses problemas, caso ele ainda não os tenha percebido. Por isso, as perguntas dessa fase devem ser focadas nas causas das dores que o prospect enfrenta.
Essa segunda fase ajuda o profissional de vendas a perceber o que de fato está gerando os problemas. Esse entendimento é fundamental para a boa formulação das perguntas da próxima fase.
Implicação
A fase de implicação vai fazer com que o lead comece a refletir sobre os reais impactos do seu problema sobre o negócio. As perguntas vão ajudá-lo a identificar as consequências caso nenhuma providência seja tomada. Só assim ele vai entender a necessidade de contratar uma solução e estar pronto para solucionar a sua dor.
A empatia é muito importante aqui. Uma boa prática para o profissional de vendas é escutar, deixando que o lead fale sem ser interrompido, para que consiga concluir o raciocínio. Demonstrar que está ali somente para ajudar, e não para julgar, também faz com que o cliente tenha mais confiança.
Essa é a hora de trazer exemplos. Se conhecer casos semelhantes, em que a empresa sofreu consequências por não ter buscado soluções, é hora de compartilhar essas histórias.
Necessidade
Por fim, deve fazer com que o prospect entenda a importância da sua solução e consiga visualizar a resolução dos seus problemas. O ideal, nessa fase, é estimular sensações positivas no prospect. Afinal, se ele achar que a solução para a situação é difícil, vai se desmotivar e pode até desistir da compra.
Com as perguntas certas, o próprio cliente vai começar a falar sobre como a sua solução pode ajudá-lo. Assim, vai começar a enxergar valor na sua proposta.
Exemplos de perguntas do SPIN em vendas B2B
Você agora deve estar imaginando quais são as perguntas ideias para cada fase do SPIN Selling. É claro que elas dependem de variáveis, como a situação de cada cliente, o mercado e as particularidades de cada empresa.
Mas, de modo geral, os questionamentos de cada uma das etapas devem seguir as linhas de raciocínio apresentadas acima. Para ajudar você a formular as perguntas certas, separamos alguns exemplos.
Perguntas de situação
- Como você tem percebido o mercado ?
- Qual é o ponto forte e fraco do seu negócio?
- Qual é o seu perfil de cliente ideal?
- Como está a sua relação com os seus leads e com os seus clientes?
- Qual é a maior dificuldade que o seu negócio enfrenta hoje?
- Quais canais são utilizados para divulgar a empresa?
- Como você tem analisado os seus resultados?
- Você está satisfeito com o desempenho da empresa?
- Como você acompanha o processo de vendas?
- Quais indicadores você utiliza?
Perguntas de problema
Aqui, pergunte e deixe o lead falar. Esteja disponível para ouvir e colher informações importantes para o próximo passo.
- Como você evita as ameaças do mercado?
- Qual processo interno você acredita que pode ser melhorado?
- Quais são as maiores dificuldades que a sua empresa enfrenta?
- E quais são as causas dessas dificuldades?
- Como a sua empresa consegue contornar essas dificuldades?
- O que mais atrapalha a operação da empresa hoje em dia?
- Que retorno você tem recebido dos clientes sobre as soluções que entrega?
Perguntas de implicação
É importante que as perguntas feitas na fase de implicação criem um senso de urgência no cliente e demonstrem que o profissional de vendas sabe do que está falando.
- Você sabe quais são os impactos negativos que esse problema causa na empresa?
- Quais outras áreas estão sendo afetadas por ele?
- O faturamento da empresa está sendo prejudicado?
- Por quanto tempo você acha que a empresa consegue sobreviver dessa forma?
- Como você acha que pode reverter os impactos atuais?
- As soluções que estão sendo adotadas têm bom custo-benefício?
Perguntas de necessidade
O ideal nesta fase é fazer perguntas que ajudem o lead a enxergar a necessidade de contratar a sua solução.
- Já pensou em como seria se livrar desse problema?
- Como você acredita que essa situação pode melhorar?
- E se a solução do problema ainda trouxesse mais resultados positivos?
- Quais resultados positivos você enxerga na sua empresa caso esse problema seja resolvido?
- Está claro para você que é possível resolver esse problema?
- O que aconteceria se os resultados fossem melhorados em x%?
- Quais as chances de você resolver esse problema sem fazer novos investimentos?
- De que forma a empresa estaria mais perto de seus objetivos se esse problema não existisse?
Atenção: tenha em mente que você não deve utilizar todas as opções de uma vez só, muito menos em sequência.
A negociação de vendas deve ser feita como uma conversa, assim você torna o momento agradável, fazendo com que o lead se sinta à vontade para falar, e não entediado.
Por isso, adapte o roteiro e esteja pronto para mudá-lo durante a negociação, já que muitas respostas podem estar contidas em outras perguntas.
Como usar a metodologia SPIN Selling? Conheça algumas boas práticas
Para ter bons resultados com a metodologia SPIN Selling, no entanto, não basta fazer perguntas. O mais importante, como você já sabe, é saber quais são as perguntas certas.
Saber exatamente o que perguntar faz com que o profissional de vendas tenha uma abordagem muito mais eficiente e amigável, sem levar ao lead a sensação de que está sendo colocado contra a parede.
Revisar as perguntas
Antes de colocar a sua estratégia em prática, o profissional de vendas deve revisar as perguntas que formulou e, mais uma vez, tentar entender por que aquela pergunta foi escolhida e quais resultados são esperados dela.
Outra prática interessante é trocar ideias com outros colegas e estudar seus casos. Assim como qualquer atividade profissional, as vendas vão melhorando com a prática, e a troca de experiência pode ser muito agregadora.
Principais erros de aplicação da metodologia SPIN Selling?
- Não prestar atenção na resposta: se o profissional de vendas está preocupado apenas em fazer a próxima pergunta e não se dedica a escutar o cliente tem a dizer, pode ser que a próxima questão não faça nenhum sentido e ele perca tanto a sua credibilidade quanto a chance de criar uma conexão com o lead.
- Ficar preso à ordem do SPIN: Os diálogos precisam ser fluidos, e ficar preso a uma ordem pode prejudicar o andamento da conversa.
- Não se atualizar sobre o mercado do lead: o profissional precisa estar sempre por dentro do que acontece no mercado do cliente para se mostrar autoridade no assunto.
- Não personalizar as abordagens: cada empresa tem o seu próprio universo, e uma abordagem generalista não considera as particularidades de cada uma. É muito importante que o profissional de vendas pesquise sobre a empresa e monte um discurso baseado nas informações pertinentes ao mercado e negócio dela.
Você tem um desafio de vendas que precisa de uma solução de alto impacto?
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